Pesquisas em DesenvolvimentoDevelopment ResearchInvestigaciones en Desarrollo

2010 – atual Quantificação dos Ruídos Provocados pelo Acoplamento Pneu/Pavimento das Rodovias aplicada ao Planejamento de Transporte
  Descrição: O planejamento urbano está definido pela ConstituiçãoFederal Brasileira, no Art. 182 (BRASIL,1988). Tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seua habitantes. Remete a política de desenvolvimento urbano ao Poder Público Municipal, a partir de diretrizes gerais fixadas em lei. Dessa forma, o planejamento urbanoé fundamental na definição dos patamares e no controle das emissões de ruído, ou seja por meio do Plano Diretor e de outros intrumento de prevenção e controle, como o zoneamento urbano, o estudo de impacto ambiental, o relatório de impacto ambiental, entre outros, é possível estabelecer mecanismos para combate a poluição sonora. Desta forma a concessão ou o indeferimento de licenças ambientais toma por molde o atendimento a todos os requisitos necessários para a manutenção dos padros de qualidade ambiental. Segundo a O.M.S., um nível equivalente de ruído de até50 dB (A) pode pertubar mas o organismo se adapta facilmente a ele. A partir de 55dB (A) pode haver a ocorrência deestresse leve acompanhado de desconforto. O nível de70 dB (A) é tido como o nível inicial do desgaste do organismo, aumentando o risco deinfarto, derrame cerebral, infecções, hipertensão arterial e outras patologias. A 80 dB (A) ocorre a liberação deendorfinas biológicas, causando uma sensação deprazer momentâneo. Já a 100 dB (A) pode haver perda deaudição. A medicina preventiva  considera que o limite  do nível equivalente do ruído ao qual uma pessoa poderia estarsempre exposta, é 65 dB (A). O ruídogerado em quatro diferentes pavimentosimplantados em rodovias brasileiras foi avaliado porSpech et al. (2009) demostram a importância das propriedades acústicas dostipos derevestimentos e do tipo deveículo. Os maiores valores foram encontrados para o Concreto deCimento Portland: 82,19 dB (A), seguido do Concreto Betuminoso Usinado a Quente: 82,52 dB (A), do tratamento superficial duplo: 82,19 dB (A) e, da camada porosa deatrito: 79,29 dB (A). A diferença entre a camada porosa de atrito e o Concreto deCimento Portland chegoua 5 dB (A), o que é bastante expressivo e representa 67% da perda naenergia acústica. Neste projeto será feito um estudo do mecanismo de acoplamento pneu/revestimento e estudar dosparâmetros decada um destes através deensaios no laboratório e campo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:Joe Villena Del Carpio- Integrante / João Victor Staub de Melo – Integrante / Glicério Trichês – Integrante / Samir Nagi Yousri Gerges – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2010 – atual Desenvolvimento dePavimentosFotocatalíticospara Purificação do Ar em Grandes Metrópoles
  Descrição: A poluição do ar causada pelo desenvolvimento urbano rápido setornouuma grande preocupação em todo planeta, originando uma série deprogramas e regulamentosa serem implementados para reduzir a poluição ambiental. Dentre as substâncias causadoras da poluiçãoatmosférica se destacam como resultado dacombustão em centrais elétricas e em automóveis, caminhões e ônibus, o óxido denitrogênio (NO), dióxido denitrogênio (NO2) e o monóxido de carbono (CO). Durante o processo decombustão, temperaturas altas ativam a reação entreN2 e O2 provenientes do ambiente, onde o NO é formado como um dossubprodutosgasosos. Uma vez na atmosfera o NO é oxidado gradualmente para NO2. O aumento da emissão degases como osóxidos denitrogênio podem causar chuva ácida, gerando danos à agricultura, tornando o solo ácido e ocasionando problemas de corrosão em edificações. Além disso, o NO2 na atmosfera é degrande preocupação, pois em exposição em longo prazo podecausar agravosa saúdehumana. Outro poluente gerado é o monóxido de Carbono (CO) que podereduzir nossa função mental e causa dificuldade no aprendizado. Também podecausar problemas circulatóriose no coração. É especialmente prejudicial às crianças, jovens e mulheres grávidas. O problema seagrava nas grandes metrópoles onde setem grandeconcentração destes gases principalmente originados dosmotores a combustão. Atualmente um dosmétodosmais modernos que é foco deestudos para o combate da poluiçãodo ar em grandes cidades (Omia, Bruxelas, Antwerpia, Paris, Bergano, Hong Kong, entreoutras) é a oxidação fotocatalítica avançada, que usa semicondutores, essa setornou uma famosa tecnologia para o tratamento da poluição do ar. Podem-se citar comosemicondutores inorgânicoso TiO2, ZnO ouCdS, entre osváriossemicondutores, muitosestudos demonstram que o uso de dióxido de titânio (TiO2) é uma tecnologia promissora podendo agir comoum catalisador para a fotodegradação dosóxidos denitrogênio (NOx), podendo reduzir.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunosenvolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 1) .
Integrantes: Joe Villena Del Carpio- Integrante / João Victor Staub deMelo – Integrante / Glicério Trichês – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro. Número de orientações: 2.
2010 – atual Reciclagem dePavimentos Flexíveis com Adição de Cimento
  Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a investigação em laboratório e em campo do comportamento e desempenho demateriais resultantes da reciclagem depavimento base com a adição decimento. Dentro deste projeto deprodutividadeem pesquisa será dado ênfase à Reciclagem de revestimento e parte da camada debase empregando-seligantes hidráulicos e terá como tema Reciclagem depavimentos flexíveis com cimento: proposta de metodologia dedimensionamento. Projeto relacionado com a bolsa Pesquisador CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Glicério Trichês – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2010 – atual Quantificação dos Ruídos Provocados pelo Acoplamento Pneu/Pavimento das Rodovias aplicada ao Planejamento de Transporte
Descrição: O planejamento urbano está definido pela ConstituiçãoFederal Brasileira, no Art. 182 (BRASIL,1988). Tem como objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seua habitantes. Remete a política de desenvolvimento urbano ao Poder Público Municipal, a partir de diretrizes gerais fixadas em lei. Dessa forma, o planejamento urbanoé fundamental na definição dos patamares e no controle das emissões de ruído, ou seja por meio do Plano Diretor e de outros intrumento de prevenção e controle, como o zoneamento urbano, o estudo de impacto ambiental, o relatório de impacto ambiental, entre outros, é possível estabelecer mecanismos para combate a poluição sonora. Desta forma a concessão ou o indeferimento de licenças ambientais toma por molde o atendimento a todos os requisitos necessários para a manutenção dos padros de qualidade ambiental. Segundo a O.M.S., um nível equivalente de ruído de até50 dB (A) pode pertubar mas o organismo se adapta facilmente a ele. A partir de 55dB (A) pode haver a ocorrência deestresse leve acompanhado de desconforto. O nível de70 dB (A) é tido como o nível inicial do desgaste do organismo, aumentando o risco deinfarto, derrame cerebral, infecções, hipertensão arterial e outras patologias. A 80 dB (A) ocorre a liberação deendorfinas biológicas, causando uma sensação deprazer momentâneo. Já a 100 dB (A) pode haver perda deaudição. A medicina preventiva  considera que o limite  do nível equivalente do ruído ao qual uma pessoa poderia estarsempre exposta, é 65 dB (A). O ruídogerado em quatro diferentes pavimentosimplantados em rodovias brasileiras foi avaliado porSpech et al. (2009) demostram a importância das propriedades acústicas dostipos derevestimentos e do tipo deveículo. Os maiores valores foram encontrados para o Concreto deCimento Portland: 82,19 dB (A), seguido do Concreto Betuminoso Usinado a Quente: 82,52 dB (A), do tratamento superficial duplo: 82,19 dB (A) e, da camada porosa deatrito: 79,29 dB (A). A diferença entre a camada porosa de atrito e o Concreto deCimento Portland chegoua 5 dB (A), o que é bastante expressivo e representa 67% da perda naenergia acústica. Neste projeto será feito um estudo do mecanismo de acoplamento pneu/revestimento e estudar dosparâmetros decada um destes através deensaios no laboratório e campo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joe Villena Del Carpio- Integrante / João Victor Staub de Melo – Integrante / Glicério Trichês – Integrante / Samir Nagi Yousri Gerges – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2010 – atual Desenvolvimento dePavimentosFotocatalíticospara Purificação do Ar em Grandes Metrópoles
Descrição: A poluição do ar causada pelo desenvolvimento urbano rápido setornouuma grande preocupação em todo planeta, originando uma série deprogramas e regulamentosa serem implementados para reduzir a poluição ambiental. Dentre as substâncias causadoras da poluiçãoatmosférica se destacam como resultado dacombustão em centrais elétricas e em automóveis, caminhões e ônibus, o óxido denitrogênio (NO), dióxido denitrogênio (NO2) e o monóxido de carbono (CO). Durante o processo decombustão, temperaturas altas ativam a reação entreN2 e O2 provenientes do ambiente, onde o NO é formado como um dossubprodutosgasosos. Uma vez na atmosfera o NO é oxidado gradualmente para NO2. O aumento da emissão degases como osóxidos denitrogênio podem causar chuva ácida, gerando danos à agricultura, tornando o solo ácido e ocasionando problemas de corrosão em edificações. Além disso, o NO2 na atmosfera é degrande preocupação, pois em exposição em longo prazo podecausar agravosa saúdehumana. Outro poluente gerado é o monóxido de Carbono (CO) que podereduzir nossa função mental e causa dificuldade no aprendizado. Também podecausar problemas circulatóriose no coração. É especialmente prejudicial às crianças, jovens e mulheres grávidas. O problema seagrava nas grandes metrópoles onde setem grandeconcentração destes gases principalmente originados dosmotores a combustão. Atualmente um dosmétodosmais modernos que é foco deestudos para o combate da poluiçãodo ar em grandes cidades (Omia, Bruxelas, Antwerpia, Paris, Bergano, Hong Kong, entreoutras) é a oxidação fotocatalítica avançada, que usa semicondutores, essa setornou uma famosa tecnologia para o tratamento da poluição do ar. Podem-se citar comosemicondutores inorgânicoso TiO2, ZnO ouCdS, entre osváriossemicondutores, muitosestudos demonstram que o uso de dióxido de titânio (TiO2) é uma tecnologia promissora podendo agir comoum catalisador para a fotodegradação dosóxidos denitrogênio (NOx), podendo reduzir.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 1) .

Integrantes: Joe Villena Del Carpio- Integrante / João Victor Staub deMelo – Integrante / Glicério Trichês – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.

2010 – atual Reciclagem dePavimentos Flexíveis com Adição de Cimento
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a investigação em laboratório e em campo do comportamento e desempenho demateriais resultantes da reciclagem depavimento base com a adição decimento. Dentro deste projeto deprodutividadeem pesquisa será dado ênfase à Reciclagem de revestimento e parte da camada debase empregando-seligantes hidráulicos e terá como tema Reciclagem depavimentos flexíveis com cimento: proposta de metodologia dedimensionamento. Projeto relacionado com a bolsa Pesquisador CNPq.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Glicério Trichês – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.