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SELO VERDE RODOVIAS

A conscientização de que os recursos disponíveis para a sobrevivência humana são findáveis, tem levado o homem a buscar, desenvolver e a valorizar práticas que propiciam a economia e o uso racional de recursos naturais, o aproveitamento de fontes renováveis de energia, agregando ao mesmo tempo conceitos de segurança, satisfação, conforto e sustentabilidade. Esta busca tem sido implementada em praticamente todas as atividades do ser humano.

No que diz respeito a obras de infraestrutura de moradia e de mobilidade, o setor da construção civil é um dos que está mais adiantado quanto à incorporação de conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social na construção e pós-ocupação de edifícios, tendo desenvolvido, inclusive no Brasil, mecanismos para a certificação de edifícios e centro comerciais quanto à incorporação destes conceitos (www.labeee.ufsc.br).

No setor rodoviário, desde a década de 70 do século passado, os Projetos Finais de Engenharia desenvolvidos no Brasil incorporam uma preocupação com o Meio Ambiente dentro de um item denominado, na época, de “Paisagismo”. Mais recentemente, muitos destes Projetos têm incorporado conceitos de preservação do Meio Ambiente, principalmente após o estabelecimento da necessidade dos estudos de EIA RIMA (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental) para a execução e operação de um empreendimento rodoviário (Licenciamento Ambiental – Lei Federal 6938 de 1981 e Resolução n° 237 de 1997 do CONAMA).

Os primeiros passos na direção de uma Certificação para a rodovia quanto à incorporação dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, se inicia nos anos 2000, porém o marco de maior referência é o ano de 2007, com os estudos desenvolvidos na Universidade de Washington-EUA (www.greenroads.us).

No conceito desenvolvido, para receber a certificação, uma rodovia precisa estar de bem com a natureza em todos os sentidos: preservando a flora e a fauna da região, protegendo os mananciais, estar integrada ao paisagismo da região, respeitar a história e as comunidades que vivem ao seu entorno, utilizando materiais lindeiros, matéria-prima reciclada ou subprodutos da indústria e minimizando o consumo de energia e de emissões de gazes na sua Construção e Manutenção e Operação, além de ser, segura, confortável e econômica ao Usuário.

Para estabelecimento de um procedimento que possa mensurar no Brasil o quanto uma rodovia é amigável ao Meio Ambiente e ao Usuário, o Grupo de Pesquisa Rodovias Verdes vem desenvolvendo, desde 2009, o conceito de Rodovias Verdes em seus projetos de pesquisa, com o objetivo de contribuir para se institucionalizar no Brasil uma certificação Selo Verde Rodovias que avalie a incorporação de conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio-Ambiental no PROJETO, CONSTRUÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO de um empreendimento rodoviário.

Segundo a proposta em desenvolvimento, a certificação Selo Verde Rodovias pode ser realizada em 3 momentos:  No Projeto, na Construção e na Manutenção e Operação da Rodovia. Para cada um destes momentos, foram listados os principais fatores que são determinantes no a) impacto ambiental causado pela implantação, construção e manutenção de um empreendimento rodoviário, b) na sustentabilidade, responsabilidade sócio-ambiental e econômica do empreendimento, c) no desempenho de uma rodovia e d) na segurança, conforto e economia do Usuário. Na sequência, foram estabelecidos créditos para cada um destes fatores segundo sua importância no projeto, na construção e na manutenção e operação da rodovia (vide Quadros 1, 2 e 3) . Posteriormente, estabeleceram-se limites de créditos para cada um destes fatores de maneira a se definir 5 níveis de certificação (vide Quadro 4):

Sem Certificação: quando a soma dos créditos de todos os fatores avaliados atinge um valor mínimo igual à metade do valor máximo de créditos possíveis de serem obtidos (160). Esta rodovia, em seu projeto, construção e manutenção e operação pode estar atendendo a legislação pertinente, mas sem, todavia, contemplar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental que a levariam ser amigável ao meio ambiente;

Com certificação: quando a soma dos créditos de todos os fatores avaliados atinge 70% do valor máximo de créditos possíveis de serem obtidos;

Certificação Prata: quando a soma dos créditos de todos os fatores avaliados atinge até 80% do valor máximo de créditos possíveis de serem obtidos;

Certificação Ouro: quando a soma dos créditos de todos os fatores avaliados atinge até 90% do valor máximo de créditos possíveis de serem obtidos; e

Selo Verde: quando a soma dos créditos de todos os fatores avaliados atinge acima de 90% do valor máximo de créditos possíveis de serem obtidos. Neste caso, considera-se que a rodovia é amigável ao ambiente e ao usuário e incorpora conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio-Ambiental, tornado-a uma Rodovia Verde.

Para o Projeto e a Construção da rodovia, o nível de certificação Selo Verde Rodovias pode ser alavancado caso nas respectivas fases de sua de execução sejam implementados conceitos de sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental. Todavia, uma vez vencida esta fase, a certificação não muda mais. Já para a Manutenção e Operação da Rodovia, o nível de certificação Selo Verde Rodovias estará em franca evolução durante todo ciclo de vida útil da rodovia, podendo ser apurado a qualquer tempo.

Os Quadros 1, 2 e 3 apresentam os principais fatores com os respectivos créditos que são avaliados para a emissão da certificação Selo Verde Rodovias para o Projeto, Construção e Operação e Manutenção da Rodovia, respectivamente.

O Quadro 4 apresenta a nível de certificação Selo Verde Rodovias segundo o total de créditos obtidos na avaliação realizada.

Observação: No momento a equipe do Grupo de Pesquisa Rodovias Verdes está trabalhando no detalhamento de cada um dos fatores listados em cada um dos quadros apresentados.

Caso você queira ser um pesquisador/colaborar no desenvolvimento desta certificação brasileira, entre contato conosco através do Fale Conosco ou através do e-mail rodoviasverdes@hotmail.com

Quadro 1 – Certificação Selo Verde Rodovias para o Projeto Final de Engenharia da Rodovia

Quadro 2 – Certificação Selo Verde Rodovias para a Construção da Rodovia

Quadro 3 – Certificação Selo Verde Rodovias para a Manutenção e Operação da Rodovia

Quadro 4 – Níveis de Certificação Selo Verde Rodovias para o Projeto, Construção e Manutenção e Operação da Rodovia