WORKSHOP Internacional sobre o ruído nos pavimentos

31/08/2011 10:29

No dia 18 de julho de 2011 foi realizado no auditório do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina um workshop internacional que teve como tema “O Ruído e os Pavimentos”.  O workshop foi ministrado pelo pesquisador Win van Keulen PhD, da Holanda.

Win van Keulen é consultor sênior da VankeulenAdvies em Vlijmen, Holanda. Seu trabalho inclui a engenharia de sistemas de rodovias de baixa emissão de ruído, controle da qualidade acústica das superfícies de rodovias, engenharia de barreiras acústicas, mapas de ruído, aspectos técnicos da legislação sobre o ruído, entre outros.

De esquerda a direita: os professores Samir Gerges e Glicério Trichês, o doutor Win van Keulen, e os alunos de Pós-graduação Ramon Knabben, Joe Villena e Luiz Fernando Franken.

Os temas do workshop incluíram:

– Introdução ao problema de ruído nas rodovias;

– O incômodo causado pelo ruído dos veículos;

– Mecanismos de geração do ruído causado pelo tráfego dos veículos;

– Métodos de medição do ruído;

– Tipos de pavimentos de baixa emissão de ruído; e

– Projeto de pavimentos de baixa emissão de ruído.

Após o workshop foi realizada uma visita técnica à empresa Império Reboques S.A. com a finalidade de acompanhar a construção do Trailer CPX para medição de ruído. O trailer é similar ao desenvolvido pelo doutor van Keulen, utilizado para a quantificação do ruído nas rodovias em diversos países europeus como Holanda, Alemanha, Sérvia, etc.

O Trailer CPX mede e quantifica os níveis de pressão sonora emitidos durante a interação do pneu com o pavimento em qualquer tipo de superfície rodoviária. Espera-se que o Trailer CPX seja uma ferramenta chave para o estudo do ruído nas rodovias brasileiras e que ajude na implantação de políticas destinadas à melhoria da qualidade das superfícies das rodovias, estradas e ruas no Brasil.

O projeto e construção do Trailer CPX esta inserido no projeto de “Quantificação dos ruídos provocados pelo acoplamento pneu/revestimento das rodovias aplicada ao planejamento de transporte”, financiado pelo CNPq e coordenado pelos professores Samir Gerges e Glicério Trichês. O projeto conta ainda com a participação do Grupo de Pesquisa Rodovias Verdes.

Além disso, o doutor van Keulen aproveitou a visita para, junto com sua família, para conhecer e desfrutar as paisagens e culinária da Ilha de Santa Catarina.