Geração de Energia em Rodovias

30/05/2016 10:20

       As energias limpas e renováveis são objeto de pesquisa em todo o mundo e promovem o desenvolvimento de novas tecnologias. Muitos visionários acreditaram que as rodovias poderiam ser utilizadas não somente para o tráfego de veículos, mas também para a geração de energia, seja captando a energia proveniente do sol, seja através de técnicas mais elaboradas, como energia magnética e energia cinética. Confira a seguir algumas formas interessantes e já em fase de testes e/ou mesmo de uso nessa área (mais informações nos hiperlinks nos títulos).

 ASFALTO SOLAR 

SolaRoad

          SolaRoad foi a primeira ciclovia construída de painéis solares, no município de Krommenie, província de North Holland, nos Países Baixos e foi concebida por um consórcio envolvendo a Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO), Imtech e Ooms Civiel.  

          A Solaroad foi desenvolvida como placas pré-fabricadas, consistindo em módulos de concreto de dimensões 2,50 m por 3,50 m recobertas por uma camada superior translúcida de vidro temperado com cerca de 1 cm de espessura, sendo instaladas sob o vidro células solares de silício cristalino. As principais exigências para que o sistema funcione são de que a camada acima das células solares seja translúcida para a luz solar e que possa repelir ao máximo a sujeira que fica depositada sobre o conjunto, ao mesmo tempo em que a camada superior deve ser antiderrapante e resistente o suficiente para proporcionar uma superfície segura aos ciclistas.

SolaRoad_1SolaRoad_2

 

Pavimento Fotovoltaico

            Uma nova tecnologia conhecida como Wattway foi desenvolvida pela empresa Colas em parceria com o Instituto Nacional Francês para Energia Solar, sendo um pavimento fotovoltaico que gera energia elétrica a partir da energia solar. A Wattway capta a energia solar usando uma película fina de silício policristalino e pode ser aplicada sobre o pavimento existente, sem a necessidade de reconstrução da estrutura, além de ser altamente resistente, suportando a passagem de um milhão de pneus de caminhão sem danos, segundo a empresa.

            O pavimento é constituído por células inseridas em camadas superpostas, o que promove resistência e aderência dos pneus. Como o material compósito possui apenas alguns milímetros de espessura, ele adapta-se às dilatações térmicas do pavimento e aos carregamentos provenientes dos veículos. Ainda, segundo a Agência do Ambiente e da Gestão de Energia (Agence de l’environnement et de la maîtrise de l’énergie), um trecho de um quilômetro de pavimento Wattway pode produzir energia elétrica para a iluminação pública de uma cidade de 5000 habitantes.

Solar Roadways®

Solar Roadways® (SR) é um sistema modular de paineis solares projetados para suportar tráfego de veículos e pessoas, podendo ser instalados em rodovias, estacionamentos, calçadas, etc. Os paineis contém luzes LED que criam linhas e sinalização, sendo desnecessário o uso de tintas e também contém elementos de aquecimento para evitar o acúmulo de neve e gelo sobre a pista. A tecnologia está em fase de testes e tem o apoio do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (USDOT).

A camada elétrica da tecnologia é complexa, em que os componentes elétricos da SR são colocados sobre uma placa de circuito que fica entre duas placas de vidro hermeticamente seladas para proteger os componentes eletrônicos sensíveis. Os paineis têm formato hexagonal e são feitos de vidro temperado de segurança texturizado para criar uma superfície com aderência adequada ao tráfego de veículos e pessoas, com capacidade de suportar caminhões de aproximadamente 113 ton, segundo a empresa.

SolarRoadways

PROJETO MAGNETER

         A proposta aqui é utilizar a energia cinética dos veículos em movimento sobre as rodovias para causar alteração em um campo magnético, gerando eletricidade. Tal sistema poderia ser facilmente instalado nos carros existentes, sendo mais uma alternativa na área de geração de energia em pavimentos.

        Os automóveis seriam equipados com dispositivos magnéticos abaixo do chassis e, ao passarem sobre o sistema Magneter, instalado nas rodovias, carregariam um aparelho gerador de eletricidade. Tal sistema não requer nenhum gerador e poderia ser instalado também em linhas de trem e metrô. Outra vantagem é que o sistema permite que a energia gerada seja armazenada e redirecionada para áreas com maior demanda de energia.

Magneter

ENERGIA PIEZOELÉTRICA

            Pesquisadores da UNESP estão desenvolvendo um sistema que gera energia através da pressão exercida pelos pedestres e veículos no pavimento. O sistema utiliza placas cerâmicas embutidas no asfalto que, com a passagem dos veículos e a consequente pressão exercida por estes, estimulam o material a gerar um pulso elétrico que é convertido em eletricidade.

         O pesquisador Walter Katsumi Sakamoto é o responsável por dar início ao projeto e explica que a placa cerâmica é formada por compósitos cerâmicos nanométricos em formato de filmes. Ainda de acordo com o pesquisador, o material pode ser instalado abaixo da superfície do solo, tornando-o apto a ser aplicado em condições climáticas severas, como temperaturas negativas e sob a água em caso de enchentes, por exemplo, sendo que um quilômetro de estrada com tráfego intenso de veículos seria capaz de gerar eletricidade para uma casa de 40 m² por um mês.